Conservação do Acervo Museológico

Conservação do Acervo Museológico
Data: 19 de Março de 2014 Categoria: Projeto Sismu Compartilhar:

     A Coordenadora de Cultura e Turismo Iara Muller e a responsável pelo Museu Municipal Susane Bloss realizaram um treinamento de práticas em conservação de acervos museológicos com Alexandre de Freitas, CEO do Projeto Sismu. O treinamento foi motivado pela necessidade eminente de preservação do acervo. A poeira é considerada como grande inimiga da conservação dos documentos uma vez que contém partículas de areia que cortam e arranham; fuligem, mofo e inúmeras impurezas atraem a umidade e degradam o papel. Desta forma, a poeira depositada dia após dia sobre os livros, documentos, fotos e objetos causa sérios danos para a conservação do acervo. O seu acumular na superfície das obras interfere no seu aspecto estético e constitui-se numa fonte de acidez e degradação.

     Percebendo estes problemas, a Prefeitura Muncipal, por intermédio do Departamento de Cultura, optou por realizar o treinamento. Durante o treinamento os colaboradores do Museu conheceram técnicas de conservação preventiva sobre o acervo. No caso do acervo fotográfico e dos objetos de madeira utilizou-se uma técnica de higienização mecânica que não prejudica o acervo e que não usa químicos no processo de conservação.

Continuar lendo →

Projeto Sismu em Lagoa dos Três Cantos

Projeto Sismu em Lagoa dos Três Cantos
Data: 30 de Janeiro de 2014 Categoria: Projeto Sismu Compartilhar:

     Atividades educacionais sempre são realizadas no município de Lagoa dos Três Cantos, objetivando a ampliação do intelecto tanto de jovens quanto adultos. Na tarde da última segunda-feira dia 27, foi assinado pela Prefeita Municipal Juliane Kempf, na presença do Secretário de Fazenda e Planejamento André Cristiano Engers e da Coordenadora de Cultura Iara Muller, o contrato com o Projeto Sismu.

     No ano de 2014 o Projeto será implantado no Museu Municipal através do Departamento de Cultura, e irá possibilitar o acesso ao acervo do Museu Municipal em qualquer lugar do país. Isso será possível devido ao Projeto Sismu, que surge como resposta ao setor museal brasileiro em termos de Sistemas Computacionais, tendo por finalidade documentar, indexar, catalogar e digitalizar acervos de Intituições Museológicas brasileiras, utilizando metodologias inovadoras e respeitadas internacionalmente.

     O cadastramento do acervo disponível no Museu deverá demorar em média 8 meses, após realizado este processo o Departamento de Cultura do município irá realizar o registro fotográfico de cada objeto para a construção do acervo online, onde serão disponibilizados aos visitantes do site do Museu Municipal o histórico de cada objeto, com uma maior dinamicidade de informações. Este projeto possibilita de forma efetiva que a construção da história do município de Lagoa dos Três Cantos não se perca, fazendo assim com que mais pessoas possam conhecer o município através do Acervo Online ou visitando o Museu Municipal.

Continuar lendo →