Uma cidade com mais Cultura e Educação

Uma cidade com mais Cultura e Educação
Data: 15 de Agosto de 2014 Categoria: Biblioteca Compartilhar:

     Na sexta-feira, dia 15 de agosto, nas dependências da Biblioteca Púlica Municipal de Lagoa dos Três Cantos, aconteceu uma reunião sobre assuntos referentes a alguns trabalhos que estão sendo realizados pelo Departamento de Cultura e Secretaria de Educação. Um deles foi a respeito das aquisições realizadas com o Edital de Modernização de Bibliotecas Públicas. A reunião foi ministrada pela Coordenadora de Cultura e Turismo Iara Müller e Secretária de Educação Estela Maris Schumann. Contou com a presença do Prefeito Municipal, Sergio Lasch, acompanhado da Primeira Dama, Loreni Lasch, Vice-Prefeita Juliane Kempf, Secretários Municipais, Coordenadores, imprensa e público em geral.

     Na oportunidade também foram apresentadas quais atividades estão sendo desenvolvidas dentro do projeto "Ler Pra Valer nos Três Cantos" e sobre os trabalhos de reestruturação do Museu Municipal.

Continuar lendo →

Conservação do Acervo Museológico

Conservação do Acervo Museológico
Data: 19 de Março de 2014 Categoria: Projeto Sismu Compartilhar:

     A Coordenadora de Cultura e Turismo Iara Muller e a responsável pelo Museu Municipal Susane Bloss realizaram um treinamento de práticas em conservação de acervos museológicos com Alexandre de Freitas, CEO do Projeto Sismu. O treinamento foi motivado pela necessidade eminente de preservação do acervo. A poeira é considerada como grande inimiga da conservação dos documentos uma vez que contém partículas de areia que cortam e arranham; fuligem, mofo e inúmeras impurezas atraem a umidade e degradam o papel. Desta forma, a poeira depositada dia após dia sobre os livros, documentos, fotos e objetos causa sérios danos para a conservação do acervo. O seu acumular na superfície das obras interfere no seu aspecto estético e constitui-se numa fonte de acidez e degradação.

     Percebendo estes problemas, a Prefeitura Muncipal, por intermédio do Departamento de Cultura, optou por realizar o treinamento. Durante o treinamento os colaboradores do Museu conheceram técnicas de conservação preventiva sobre o acervo. No caso do acervo fotográfico e dos objetos de madeira utilizou-se uma técnica de higienização mecânica que não prejudica o acervo e que não usa químicos no processo de conservação.

Continuar lendo →